terça-feira, 23 de março de 2010

Contação de Histórias na Cortez

Quando: 27/03/2010 (todo o último sábado do mês)
Horário: 11h00
Para quem: crianças a partir dos 4 anos e acompanhantes

No Contações na Cortez, sempre tem Histórias e Contadores diferentes. A ideia é estimular a leitura e a imaginação das crianças, através de contos adaptados da Literatura Infantil.
Neste mês, Mirela Estelles (contadora de histórias, arte educadora e atriz) nos conta duas belas histórias: ‘A Lenda das Areias’, (extraída do livro "Acordais", de Regina Machado), é uma história muito antiga que narra as descobertas de um grande rio que desde pequeno cismou que queria conhecer o mar; já a história ‘A menina e seus Pontinhos’, (livro homônimo de Silmara Casadei), fala de uma bela menina que tinha um problema: apareciam pontinhos em seu coração. Ela não entendia o que eles significavam e como às vezes a deixavam pensativa e triste, alegre ou com medo.

Para participar da atividade é preciso preencher formulário de inscrição no site: http://www.livrariacortez.com.br/atividades_contacoes.php

Feira de Troca de Livro e Gibis 2010

De 28 de março a 12 de dezembro.Parques Buenos Aires, Anhanguera, Ibirapuera, do Carmo, Piqueri, Independência, Luz, Santo Dias e Mário Covas. Das 10h às 15h

Coordenada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas, a Feira de Troca de Livros e Gibis teve início em 2007, quando somou cerca de 10 mil trocas em três parques municipais. Em 2008 e 2009, o projeto foi ampliado para oito parques e em 2010 ele acontece em 10 parques. O principal objetivo do evento é oferecer ao público a oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais sem custo. A única recomendação é que os livros não sejam didáticos e estejam em bom estado.
Os freqüentadores terão à sua disposição mesas separadas da seguinte forma: literatura geral, literatura infanto-juvenil, gibis e troca com a mesa. Nessa última, o leitor pode depositar um título e pegar outro que esteja disponível. A idéia é que as mesas funcionem como pontos de encontro para os apreciadores de determinado gênero. As trocas podem ser realizadas também entre os próprios frequentadores.
A atividade é gratuita e não há limite de idade.
Confira abaixo o calendário com as feiras programadas para 2010:

28 de março - Parque Buenos Aires
Avenida Angélica, s/nº – Higienópolis - Centro

25 de abril - Parque Anhanguera
Avenida Fortuna Tadiello Natucci, 1000 - Perus - Zona Norte

30 de maio - Parque Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Moema - Zona Sul

20 de junho - Parque Santo Dias
Estrada de Itapecerica, altura do n° 4.800 - Capão Redondo – Zona Sul

18 de julho - Parque Independência
Avenida Nazaré, s/n - Ipiranga - Zona Sul

15 de agosto - Parque do Piqueri
Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé – Zona Leste

19 de setembro - Parque do Carmo
Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Itaquera - Zona Leste

17 de outubro - Parque Mário Covas
Avenida das Nações Unidas, 7123 - Pinheiros - Zona Oeste

28 de novembro - Parque da Luz
Praça da Luz, s/n° - Bom Retiro - Centro

12 de dezembro - Parque Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Moema - Zona Sul

Telefone para informações ao público:
Serviço de Extensão Feira de Troca de Livros e Gibis
Coordenadora: Marta Nosé Ferreira
Assistência: Ana Lúcia de Souza Tadei - 9601-0491 / 3675-8096


sexta-feira, 19 de março de 2010

Tarde de autógrafos com Mariana Caltabiano

Se Sujar Faz Bem, novo livro infantil da escritora Mariana Caltabiano, terá uma tarde de autógrafos neste domingo, 21 de março, às 15h. É uma oportunidade para estimular o gosto pelos livros, além de levar a garotada para uma tarde com brincadeiras, atividades e até um sarau.

O livro é alvo de uma ação promocional da marca e poderá ser adquirido mediante a compra de produtos Omo.

Serviço
Tarde de Autógrafos com Mariana Caltabiano
Data: Domingo, 21 de março, às 15h
Local: Livraria Cultura do Shopping Market Place
Endereço: Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo

Comentários do G5 sobre a história "Pedro e o Lobo"

O trabalho com linguagem desenvolvido no Grupamento 5 envolve propostas de leitura e produção de textos. As leituras realizadas em classe contemplam gêneros diversos e como os alunos ainda não dominam a escrita, ditam os textos para a professora. Como todo escritor, as crianças revisam seus textos  para verificar a coerência da mensagem.
O texto a seguir foi ditado coletivamente para a professora após a leitura em capítulos do livro "Pedro e o Lobo":

É uma história de aventura. O Pedro e os amigos estavam explorando a floresta quando apareceu o lobo. Deu até um pouco de medo!
Na turma do Pedro tinha o Luigi, que era um pássaro. Ele gostava de minhocas. Tinha a pata Irene, que gostava de milho. Ela era tão atrapalhada que achava que caía milho do céu. O Boris comia peixe.
O Pedro gostava de passear na floresta e, no verão, nadar no rio. Ele também não era muito obediente.O lobo Ladislau, que não era da turma, gostava de destruir as flores da rainha e assustar as pessoas.
Todo mundo tinha que ler esta história. É muito legal!

Título: Pedro e o lobo
Autora: Denise Crispun
Ilustradores: Joana Penna e Tice Mousinho
Editora: Agir (1988)


segunda-feira, 15 de março de 2010

O que alguns alunos do G5 acharam da peça "Pedro e o Lobo"

"O teatro do Pedro e o Lobo é uma peça de música clássica de muito antigamente. Tem um instrumento que resmunga, ele faz o vô do Pedro aparecer. O vô é tão velhinho que resmunga toda hora, o nome dele é diferente do livro. No teatro tem um outro personagem que é o Peninha." (Eduardo)

"Eu gostei mais da parte que o Peninha andava de avião e o Lobo não pegava ele de jeito nenhum. Os instrumentos faziam os personagens aparecerem, a flauta fazia o Peninha aparecer. É um teatro super legal!" (Pedro)

"Na peça tinha instrumentos que apresentavam os personagens. Os instrumentos de corda faziam o Pedro aparecer. E quando o Lobo aparecia tocava uma corneta. Todo mundo tinha que ver!" (Murilo)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Dica Cultural para o final de semana

Pedro e o Lobo
Baseado na obra de Sergei Prokofiev, o conto apresenta os instrumentos de uma orquestra, enquanto trata das aventuras de um menino em busca de um lobo. A história é contada com técnica do Teatro de luz negra. Adapt. e dir. Fernando Anhê. Com a Cia. Imago de Animação. Trilha sonora do maestro Jamil Maluf. 50 min. Rec. Da produção e do Guia: a partir de 4 anos. Sesc Pompéia. Teatro (358 lug.). R. Clélia, 93, 3871-7700. Sáb., 13h30; dom., 12h. R$8. Até 21/03.

Fonte: Guia O Estado de S. Paulo, n. 440, de 12/03 a 18/03, p. 108.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Estreando nosso Blog em grande estilo...

Sábado na Biblioteca Monteiro Lobato

10 DE ABRIL - EVA FURNARI
08 DE MAIO - BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
29 DE MAIO - ANA MARIA MACHADO

    O projeto Sábado na Biblioteca Monteiro Lobato é o primeiro resultado de uma parceria cultural entre a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e a editora Cosac Naify, que visa promover encontros com grandes autores da literatura brasileira. Programados para o primeiro semestre de 2010, um sábado por mês, professores, bibliotecários, pesquisadores, estudantes, mediadores de leitura e leitores em geral poderão encontrar escritores consagrados, como Eva Furnari, Bartolomeu Campos de Queirós e Ana Maria Machado, e ouvi-los falar sobre suas obras.
    Inaugurada em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, a Biblioteca Monteiro Lobato é a mais antiga especializada em literatura para crianças e jovens em funcionamento no Brasil e tornou-se referência no gênero. Seu acervo atual ultrapassa os 59 mil títulos, além das coleções especiais. A instituição é responsável também, desde 1953, pela elaboração da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil, que reúne a produção editorial do gênero com o objetivo de documentá-la e servir como indicativo de leitura, única publicação regular deste tipo no Brasil.
    Assim como Monteiro Lobato visitava a biblioteca para contar histórias às crianças e convidá-las a experimentar o prazer da leitura, o projeto Sábado na Biblioteca Monteiro Lobato convida para o encontro com escritores e livros.
Vagas limitadas: inscrições pelo e-mail bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br

BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO [auditório]
Rua General Jardim, 485 - São Paulo (SP)
Tel. (11) 3256-4038
Horário 10h00.