De 7 a 28 de maio de 2011 acontece a 12° Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera!. Realizada segundo a tradição maranhense, ela respeita o tempo do ritual nordestino e integra cortejos, ladainhas, música, dança e o oferecimento de refeições. Com entrada franca, é aberta ao público em geral.
Destacam-se nesta festa as caixeiras, mulheres que, no Maranhão, são responsáveis por conduzir os rituais desta manifestação do catolicismo popular. Presentes em todas as etapas dos festejos, elas cantam e tocam caixa (tambor) para homenagear o Divino. Cânticos tradicionais, aliados a versos improvisados, tornam bela e original a musicalidade deste evento.
Neste ano as caixeiras da família Menezes Dindinha, Zezé, Graça e Bartira, líderes da festa desde sua primeira edição, encerram o ciclo de festejos com o lançamento de seu segundo CD no dia 28 de maio (sábado), às 21h. Ao longo do mês elas também ministram no local a oficina O Divino Som, em que ensinam toques e cânticos para mulheres (mais detalhes abaixo).
A Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera! promove um intercâmbio cultural e religioso entre as cidades de São Paulo e São Luís do Maranhão, recriando em terras paulistanas a tradição que as caixeiras maranhenses cumprem em sua cidade natal. Demonstra, também, a força feminina na guarda e permanente transmissão oral do conhecimento vinculado à celebração do Divino.
Ela nasceu da realização de um ciclo de oficinas de cânticos e toques pelas quatro caixeiras maranhenses em São Paulo, no ano 2000. Em 2011, na sua 12° edição, já foi incorporada ao calendário de festas da cidade e é reconhecida por grupos de cultura popular, pesquisadores da área, músicos e artistas em geral, além de interessados em religiosidade popular.
A 12º Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera! e o novo CD das Caixeiras da Família Menezes têm o apoio da Revista Caros Amigos, da Rádio Cultura Brasil e da Rádio 9 de Julho e o patrocínio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), pela Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Associação Cultural Cachuera!, Ministério da Cultura/Governo Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário