terça-feira, 5 de julho de 2011

INDICAÇÕES LITERÁRIAS

Minha Vida de Menina

Autor: Morley, Helena

Editora: Cia das Letras

Categoria: Literatura Nacional / Biografias e Memórias



Aclamado por escritores como Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa, analisado a fundo por críticos como Roberto Schwarz e Alexandre Eulálio, Minha vida de menina é o diário de uma garota de província do final do século XIX. Publicado pela primeira vez em 1942, antecipa a voga das histórias do cotidiano ao traçar um retrato vivo e bem-humorado da vida em Diamantina entre 1893 e 1895. Da estagnação econômica provocada pelo declínio da mineração ao surgimento de inúmeras modalidades de trabalho entre a escravidão e o regime salarial, a pequena Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant) compõe um painel multicolorido de um momento histórico singular no Brasil, ao mesmo tempo em que revela as inquietações típicas de uma adolescente.



O Cavaleiro Inexistente

Autor: Calvino, Ítalo

Editora: Companhia de Bolso

Categoria: Literatura Estrangeira / Romance



Paródia dos romances de cavalaria, a história do “Cavaleiro Inexistente” da corte de Carlos Magno. Cercado por um exército quixotesco, ele luta pela causa da cristandade, defende avidamente sua reputação e faz questão de manter a armadura sempre limpa. Mesmo sabendo que dentro dela não há ninguém.

Uma freira confinada num convento cumpre a penitência de narrar a bizarra história de Agilulfo Emo Bertrandino dos Guildiverni e dos Altri de Corbentraz e Sura, cavaleiro que se distingue pela impecável armadura branca - e pelo fato de não existir. Por defender a virgindade de uma donzela, Agilulfo se tornou paladino de Carlos Magno, posição que exerce com seriedade extrema. Mas aquele feito heróico é posto em dúvida. Para comprová-lo, Agilulfo sai em busca de "uma virgindade perdida quinze anos atrás", e no caminho viverá aventuras engraçadinhas, dignas de um ótimo romance de cavalaria às avessas.









O Violino Cigano e Outros Contos de Mulheres Sábias

Autor: Machado, Regina

Editora: Cia das Letras

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil

Histórias coletadas na tradição oral de vários países e povos, narradas pela contadora de histórias Regina Machado. Protagonizados por mulheres, os contos apresentam uma série de heroínas corajosas. Com astúcia, perseverança e sabedoria, elas enfrentam desafios e provações, seguindo tortuosos caminhos em busca da felicidade plena.







As Boas Mulheres da China

Autor: Xinran

Editora: Companhia das Letras

Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Sociologia

A jornalista Xinran comandou um programa de rádio durante oito anos, chamado “Palavras na Brisa Noturna”, que a consagrou por “erguer o véu das mulheres chinesas”. A autora relata nesta obra as experiências vividas por suas ouvintes, onde exprimiam seus medos, provocações e esperanças em relação à opressão que viviam na China.



JUVENIL





O Corsário Negro

Autor: Salgari, Emilio

Editora: Iluminuras

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil





O Corsário Negro, romance que já foi levado para as telas e é considerado a obra prima de Salgari, inaugura o ciclo de aventuras dos corsários.

Emilio de Roccabruna, um nobre italiano, e seus dois irmãos, os Corsários Verde e Vermelho, se tornam filibusteiros e saem em busca de vingança para a morte do irmão mais velho, que foi traído por Wan Guld, o duque holandês que governa a principal colônia espanhola no Golfo do México, Maracaíbo.

Depois de ser obrigado a sepultar no mar os seus dois irmãos mais jovens, mortos pelo mesmo Wan Guld, o Corsário Negro se alia a outros piratas, que têm seus covis na mesma ilha que ele, a Tortuga, e dá início a uma aventura que vai levar o leitor a atravessar batalhas marítimas, abordagens, tempestades e muitas outras situações inesperada.

Golfo do México. É noite no mar do Caribe. Carmaux e Wan Stiller, dois flibusteiros que pertenciam ao bando do Corsário Vermelho, escapam de uma cilada e são recolhidos pelos tripulantes da nave do Corsário Negro.

Informado por eles que, da mesma forma que o outro irmão, o Corsário Verde, seu irmão foi morto por Wan Guld, o duque flamengo que governa Maracaíbo, e indignado ao saber que ele foi enforcado e que o seu corpo está exposto na praça da cidade, sofrendo todo tipo de humilhação, o Corsário Negro, ou Emilio de Roccabruna, senhor de Ventimiglia, organiza uma ousada expedição para resgatar o corpo e sepultá-lo no mar.





Alice - Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através Espelho e o que Alice Encontrou Por Lá

Autor: CARROLL , LEWIS

Editora: Jorge Zahar

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil





Chega aos cinemas brasileiros, em abril, a versão do diretor Tim Burton para a obra mais conhecida da literatura infantil. Passados quase 150 anos da publicação original, a clássica história de uma menina chamada Alice, que entra em uma toca atrás de um coelho falante e cai em um mundo de fantasia, continua popular. Essa charmosa edição de bolso, com capa dura e ilustrações originais de John Tenniel, reúne Aventuras de Alice no País das Maravilhas e sua continuação, Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Obra-prima que não pode faltar na sua biblioteca – e com um preço que cabe no seu bolso.





A Invenção de Hugo Cabret

Autor: Selznick, Brian

Editora: Edições Sm (brasil)

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil



Prepare-se para entrar em um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras. Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas.

A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.

Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.



INFANTO-JUVENIL







Matilda

Autor: Dahl, Roald

Editora: Wmf Martins Fontes

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil



Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentava seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. Depois de mil peripécias, em que tentou se livrar da tirania dos pais e da diretora, Matilda acabou encontrando a compreensão de uma professora, srta. Mel, com quem foi morar.









O Pequeno Vampiro

Autor: Sommer-bodenburg, Angela

Editora: Wmf Martins Fontes

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil



Anton adora ler histórias de terror, principalmente de vampiros, aqueles seres terríveis, com dentes enormes e afiados. Mas Anton nunca tinha ouvido falar de um vampiro como Rüdiger. É um vampiro muito simpático que, como Anton, também gosta de ler.Com ele dá até para brincar de "mocinho e bandido".





INFANTIL





A Velhinha que Dava Nome Às Coisas

Autor: Brown, Kathryn

Editora: Brinque Book

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 8-11 Anos

O que deve fazer uma velhinha que sobreviveu a todos os seus amigos para evitar a solidão? Dar nome às coisas que a cercam! Tal como sua casa, Glória, sua cama, Belinha, ou Caco, seu porco de cimento do jardim. Então, um cachorrinho marrom aparece no seu portão.







O Homem que Amava Caixas

Autor: King, Stephen Michael

Editora: Brinque Book

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 5-8 Anos

Este livro conta a historia de um homem que adorava caixas e amava seu filho.









ARTE









Sonhos em Amarelo - O Garoto que Não Esqueceu Van Gogh

Autor: Aguiar, Luiz Antonio

Editora: Melhoramentos

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil



Como seria a convivência de um garoto de 11 anos e Van Gogh, um dos maiores gênios da pintura, para quem a arte se torna questão da vida ou morte? "Sonhos em Amarelo" traz como personagens Vincent van Gogh - um espírito que era como um labirinto - e Camille Roulin, o garoto que, entre assombros e encantamentos, pinturas e sonhos, esteve sempre próximo do pintor no período em que este produziu seus quadros mais famosos.









Brincadeiras

Autor: Volpi, Alfredo; Canton, Katia

Editora: Wmf Martins Fontes

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 8-11 Anos

Que tal agora começarmos uma viagem para um mundo de novas paisagens? Alfredo Volpi nos faz companhia e ensina a transformar as coisas, com alegria. Graças à arte e à poesia, teremos brincadeira todos dia.

Nenhum comentário: